Skip navigation

Diretrizes sobre discurso de ódio

O Pelando é uma plataforma colaborativa para compartilhamento de promoções na qual as pessoas têm a oportunidade de se juntar para falar sobre seus interesses e experiências de compra. Para nós é essencial que todos os usuários consigam se expressar no Pelando, mas para isso é muito importante que todos tenham espaço de fala.

Apoiamos a liberdade de expressão, mas não toleramos nenhuma conduta que incentive ou encoraje o ódio, ou assédio de qualquer maneira. Acreditamos que existem muitas situações nas quais comportamentos e falas podem ser interpretadas como sendo ofensivos. É nosso dever proteger os usuários da comunidade de qualquer comportamento de ódio e qualquer tipo de assédio. 

Por isso, ao revisar um conteúdo reportado, a intenção e o contexto também serão considerados. Para esclarecer melhor essa política e como será feita a análise do Pelando diante de condutas de ódio e assédio, oferecemos outros detalhes a seguir. 

Conduta de ódio

Conduta de ódio é todo e qualquer conteúdo ou comportamento que encoraje ou facilite discriminação, objetificação, violência ou assédio baseado em: deficiência ou condição médica grave, raça, etnia ou nacionalidade, orientação sexual, idade, sexo, gênero, identidade de gênero ou religião.  

Serão considerados a intenção e o contexto do comentário ou da atividade reportada, mas conduta de ódio é uma violação das regras com tolerância zero e nós tomaremos todas as medidas necessárias diante dessas situações, incluindo suspensão das contas envolvidas por tempo indeterminado. 

Assédio

Assédio é todo e qualquer conteúdo ou atividade que tenta intimidar, abusar ou que cria um ambiente hostil para outras pessoas, sendo proibido no Pelando. Assim como a conduta de ódio, o Pelando considera a intenção, contexto e o impacto de qualquer conteúdo reportado como assédio e dependendo da gravidade, os assediadores podem ser suspensos indefinidamente já na primeira violação.

Algumas atividades consideradas assédio são:

  • Bullying - como insultos repetitivos ou tentativas de constranger alguém, com a intenção de ofender;
  • Falar para alguém se machucar ou se matar;
  • Criar contas dedicadas a cometer atos de assédio ou de ódio;
  • Realizar investidas sexuais não desejadas;
  • Cometer assédio sexual ou bullying sexual;
  • Incitar ou incentivar outros a cometerem assédio;

Denunciando um conteúdo de ódio ou assédio no Pelando

Reconhecemos que a missão da nossa equipe é garantir que a plataforma seja um local em que todos os usuários se sintam à vontade para interagir com a comunidade e que ninguém se sinta reprimido ou desrespeitado. Por esse motivo, estamos sempre dispostos a lidar com ações conflituosas no Pelando.

Como denunciar uma promoção?

Qualquer pessoa pode reportar uma promoção que não corresponda aos padrões da comunidade do Pelando.

Para isso:

  1. Clique em Denunciar, na parte inferior da promoção
  2. Selecione a opção “Spam/Ofensivo” ou
  3. Se preferir, use a caixa de texto abaixo de “Denunciar por outra razão” para nos informar e dar mais detalhes sobre o tópico denunciado

Como denunciar um comentário?

O espaço de comentários é muito útil para discutir a qualidade dos produtos e os serviços prestados. Sendo assim, os comentários devem contribuir para essa discussão saudável. 

Para denunciar um comentário:

  1. Clique em Denunciar
  2. Selecione a opção “Spam/Ofensivo” ou
  3. Se preferir, use a caixa de texto abaixo de “Denunciar por outra razão” para nos informar e dar mais detalhes sobre o tópico denunciado

O que acontece após o envio da denúncia?

Após o envio, sua denúncia será enviada diretamente para análise. Iremos avaliar a promoção, o comentário e/ou a discussão, e tomaremos as medidas necessárias para a situação.

Medidas punitivas

As medidas de correção podem variar dependendo da gravidade da ação do usuário.

Se nossa equipe chegar à conclusão de que o usuário está violando alguma das políticas da comunidade, o post ou comentário será removido e enviaremos uma notificação ou e-mail explicando quais regras foram desrespeitadas. 

Caso o usuário persista em infringir o Código de Conduta e as novas diretrizes do Pelando, nossa equipe aplicará as seguintes medidas:

  1. Conta em moderação: todas as promoções e comentários da pessoa terão que passar pela análise e ser aprovados pela moderação.
  2. Suspensão temporária: o usuário será banido por um período determinado pela nossa equipe.
  3. Suspensão permanente: ofensas graves (ex: ameaças, intimidação e publicação de informações pessoais de outros indivíduos) podem acarretar suspensão permanente da conta sem aviso prévio.

Nosso objetivo é garantir que sejam tomadas decisões justas. Por isso, se o usuário acreditar que seu conteúdo foi apagado erroneamente, poderá recorrer a uma revisão.